IPVA 2019: desconto de 3% na taxa única

Já é rotina para os motoristas: início do ano significa cobrança de IPVA. O imposto, que é cobrado anualmente, pode ser dividido em até 3 vezes sem taxas adicionais ou juros. Os proprietários de veículos do estado do Rio que decidirem pagar o IPVA de 2019 em cota única terão um desconto de 3%. Há estados em que o desconto chega até 10%. Porém, no Rio, o percentual é mesmo que foi oferecido em 2018 para quem optou em pagar o imposto à vista.

Ao quitar o imposto à vista, por menor que seja o desconto, há um abatimento.  Matematicamente, é a forma menos custosa de se livrar desse encargo. O imposto é obrigatório e o parcelamento só prolonga a dívia, Porém, o pagamento à vista só vale se o proprietário dispor do dinheiro para manter os demais gastos  em ordem.

A emissão da Guia para Regularização de Débitos (GRD) para o pagamento  continuará sendo emitida pelo Bradesco. O documento também poderá ser emitido pelo site da Secretaria estadual de Fazenda. Já o pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária, em dinheiro ou cheque administrativo. Vale destacar que a data de vencimento da primeira parcela do imposto será a mesma da quitação em cota única.

Além do IPVA 2019, o motorista deverá pagar o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). Mas, é importante lembrar que, desde o ano passado, a guia é emitida separadamente, pelo site https://pagamento.dpvatsegurodotransito.com.br.

Fora esses impostos, há ainda a taxa de licenciamento anual (para os carros que precisam passsar pela vistoria do Detran). Estão isentos, desde janeiro de 2018, os veículos de passeio de até cinco passageiros, comprados 0km, até quinto ano de emissão de sua nota fiscal.

Valores do IPVA 2019:

Com base nos preços de mercado calculados pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o imposto será, na média geral, 3,23% mais barato do que em 2018. Confira aqui os valores do IPVA 2019.

Fonte: Portal Mix ValeG1 e Auto Esporte

Compartilhar:

Nathália Emerick