Licenciamento prorrogado para placas com finais 5 e 6

O Detran-RJ prorrogou o prazo de licenciamento anual dos veículos com finais de placa 5 e 6. A data anterior era 31 de agosto. Agora, os proprietários de veículos com esses finais tem ate o dia  30 de setembro. De acordo com o órgão, o prazo para os automóveis com finais 7 e 8 também foi estendido para 31 de outubro, assim como o vencimento para os carros de placa 9.

É importante lembrar que o licenciamento anual não exige mais vistoria veicular para a maioria dos casos. Basta ao motorista pagar as taxas e procurar uma unidade do Detran-RJ para obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). São cerca de 170 unidades de atendimento.

Caso o proprietário prefira, tem ainda a opção de CRLV Digital. Com ele, não necessário ir ao um posto buscar o documento em papel. Esta versão possui o mesmo valor legal e está disponível pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. O documento físico não é mais de porte obrigatório, segundo o parágrafo único do artigo 133 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Como fazer o agendamento para ter o documento físico:

O agendamento para quem quer obter o documento em papel pode ser feito pelo site do Detran-RJ ou pelo telefone (3460-4040 ou 3460-4041, na região metropolitana, e 0800-020-4040 ou 0800-020-4041, no interior). Mas não é preciso levar o carro ao órgão.

Os veículos que não passaram pelo licenciamento anual em anos anteriores — ou seja, estão com a documentação em atraso — e que também ficaram isentos de vistoria veicular podem procurar o Detran-RJ para a emissão do CRLV (sem agendamento), independentemente do final de placa do automóvel.

Pagamento de taxas

Antes de obter o CRLV é preciso pagar a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT) no valor de R$ 202,55, pelo site do Bradesco. Após a compensação do pagamento, o motorista poderá fazer a marcação.

Também é preciso pagar o seguro-obrigatório DPVAT. Essa guia deve ser impressa no site da Seguradora Líder. Não é necessário, porém, estar com o IPVA em dia.

Casos em que ainda será exigida a vistoria

O licenciamento anual dos veículos de carga, de transporte escolar, de transporte coletivo de passageiros e rodoviários de passageiros (vans, ônibus e micro-ônibus) continua a exigir a vistoria veicular. Nestes casos, as multas de trânsito vinculadas ao veículo deverão estar quitadas. Os carros movidos a GNV estão dispensados da inspeção.

Fonte: Jornal Extra

 

Compartilhar:

Nathália Emerick