Recall: GM anuncia recall do Onix Plus

. Os proprietários do Onix Plus devem ficar atentos aos comunicados da montadora GM. Após casos de incêndios, a Chevrolet convocou para recall mais de 19 mil unidades em todo o Brasil. A empresa registou dois incêndios no modelo e há, também, o risco de quebra do bloco do motor. Segundo a GM, o que causou os incêndios foi um defeito na calibração do módulo de controle do motor.

De acordo com a montadora, o defeito pode causar o aumento da pressão interna. O problema pode aumentar a temperatura na câmara de combustão. A falha pode causar danos no pistão e provocar um dano irreversível e perigoso: a quebra do bloco do motor. Além disso, a montadora também informou que, caso ocorra vazamento de óleo no compartimento do motor e ele entre em contato com partes quentes, existe a possibilidade de incêndio.

A empresa avisou, através de nota, que irá realizar a atualização da calibração do módulo do motor. O serviço é bem rápido: a previsão é de até 90 minutos para ser concluído. Vale lembrar que o reparo não custará nada ao consumidor.

Unidades para reparo

Estão na lista que vão passar pelo reparo as unidades que estão no estoque das concessionárias. Além deles,  veículos que foram fabricados entre 29 de abril de 2019 a 06 de novembro de 2019. Os chassis envolvidos são LG100091 a LG139164. A Chevrolet salientou que diversas unidades tiveram suas entregas canceladas até que o problema seja resolvido. O início do Recall está previsto para começar no dia 18 de novembro. Os consumidores podem entrar em contato com a empresa através do telefone 0800-702-4200 para agendamento do procedimento.  O  site  da montadora também disponibiliza a opção.

Leia a nota na íntegra da montadora:

“A General Motors tem como prioridade a segurança dos seus clientes. Por isso, informa que está prontamente convocando os proprietários do Onix Plus modelo 2020 entregues até então para atualização do software de gerenciamento do motor.

Em condições muito especificas e combinadas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e composição do combustível o software de gerenciamento do motor pode, eventualmente, apresentar falha, com risco de danos ao motor e potencial incêndio, como no caso ocorrido na região Nordeste. Esta condição é precedida de um alerta visual no painel de instrumentos – a luz indicadora de funcionamento incorreto, referente ao motor, acende.

Os proprietários dos modelos envolvidos serão chamados a comparecer a uma concessionária Chevrolet para realizar de forma gratuita o serviço.
Destacamos que o incidente anterior, ocorrido no pátio da fábrica de Gravataí em setembro, foi um caso isolado provocado por um fator que não tinha relação com o projeto do veículo.

O agendamento para recall estará disponível em toda a Rede Chevrolet e na Central de Relacionamento Chevrolet pelo 0800-702-4200 assim que a atualização de software estiver disponível.

Todos os proprietários de Onix Plus devem levar seus veículos até a Concessionária Chevrolet de sua preferência. A GM disponibilizará para todos os clientes um veículo reserva alugado até que o procedimento de atualização do software em seu veículo seja efetuado”.

Fonte: Quatro Rodas e AutoMais

 

Compartilhar:

Nathália Emerick