Seguro DPVAT: como dar entrada no benefício?

Nos dois artigos anteriores da série sobre o Seguro DPVAT, o blog OpenSat explicou qual o objetivo do benefíciocomo gerar a guia para pagar o imposto e as opções de pagamento. No terceiro artigo da série sobre o Seguro DPVAT você confere como dar entrada no benefício caso tenha sido vítima de um acidente de trânsito. É importante ressaltar que a indenização é paga a qualquer pessoa que tenha se envolvido em um acidente de trânsito, seja motorista, passageiro ou pedestre, independente da apuração de culpa na ocorrência.

O procedimento para dar entrada no benefício é simples e gratuito. É necessário apresentar os documentos (laudo médico, boletim de ocorrência, etc..)  em um dos mais de sete mil postos de atendimento distribuídos por todo o país em até três anos após a data do acidente. Você pode conferir os postos de atendimento no site da Seguradora Líder, empresa que administra o Seguro DPVAT. As agências próprias dos Correios de todo o País também funcionam como local para entrada do pedido ao Seguro DPVAT gratuitamente.

O ponto de atendimento escolhido vai gerar um protocolo com o número para acompanhamento do processo. No caso de pedido via Correios, será fornecido um comprovante de envio da documentação à seguradora. O pagamento da indenização será feito por meio de crédito em conta corrente ou poupança da vítima ou de seus beneficiários em até 30 dias a contar da data da entrega da documentação solicitada.

Os documentos para abertura do pedido de indenização só poderão ser entregues pela própria vítima, beneficiário ou representante legal. Terceiros poderão apresentar a documentação desde que entreguem uma procuração específica para dar entrada no Seguro DPVAT. Em casos especiais, a seguradora poderá solicitar algum documento ou informação complementar.

Confira quais são os documentos necessários para dar entrada no benefício do Seguro DPVAT de acordo com o caso:

Documentação em caso de Morte

Documentação despesas médicas

Documentação em caso de invalidez permanente

Vale lembrar que não é necessário nenhum intermediário para dar entrada no pedido de indenização do Seguro DPVAT. O procedimento é simples e gratuito. Você também pode entrar em contato pelo telefone 0800-022-1204 ou pelo site oficial da Seguradora Líder para tirar dúvidas sobre o assunto ou saber qual o posto de atendimento mais próximo.

Fonte: Seguradora Líder

 

Compartilhar:

Nathália Emerick