Seguro DPVAT: como receber a indenização?

No blog da OpenSat é possível conferir em três artigos todas as dicas sobre o seguro DPVAT: o que é o benefício, como pagar, e como dar entrada. Neste último artigo sobre o Seguro DPVAT, você vai conferir as dicas para receber diretamente o benefício, caso tenha sido vítima de algum acidente de trânsito.

Vale lembrar que estão cobertos acidentes de trânsito ocorridos nos últimos 3 anos, envolvendo veículo automotor de via terrestre que tenham causado morte, invalidez permanente ou despesas médico-hospitalares. É importante frisar que não é necessário intermediários para dar entrada no pedido de pagamento do benefício. O processo indenizatório deve ser aberto e acompanhado diretamente por quem tem direito à indenização e todo o processo é gratuito.

Após reunir toda a documentação necessária e dar entrada no pedido de indenização, o benefício pode ser liberado em até 30 dias, se solicitado em postos de atendimento autorizados. Vale ressaltar que pedidos feitos na justiça levam anos para ser liberados.

O pagamento da indenização é feito através de bancos. Todos os bancos estão autorizados a creditar o valor da indenização ou de reembolso em conta corrente própria do beneficiário. O depósito também pode ser em conta poupança, mas apenas nos bancos Bradesco, Itaú e Caixa Econômica Federal. O beneficiário deve solicitar a indenização ou o reembolso em formulário próprio de autorização de pagamento/crédito no ato de entrega dos documentos no posto autorizado escolhido.

Caso o beneficiário não tenha conta bancária, deverá abrir uma conta poupança nos bancos indicados. Para isso, primeiro deverá se dirigir a um ponto de atendimento da seguradora para que o atendente providencie a carta de encaminhamento para abertura de conta poupança, que é gratuita, sem cobrança de tarifas. Essa carta de encaminhamento deve ser impressa em papel timbrado da seguradora.

É possível acompanhar de perto o andamento do seu pedido de indenização pelo site da Seguradora Líder, administradora do Seguro DPVAT ou pelo SAC 0800 022 1204. Nestes canais você pode acessar  informações seguras sobre todas as etapas de análise do pedido até o recebimento da indenização.

Fonte: Seguradora Líder 

Compartilhar:

Nathália Emerick