Van escolar: dicas para quem utiliza o serviço
Levar e pegar os filhos na escola é uma tarefa que muitos pais e mães são obrigados a delegar. A vida atribulada, longas distâncias e horário corrido são alguns dos motivos que levam a opção pela van escolar. Mas esta escolha requer muita atenção, afinal, dentro do transporte estão os passageiros mais preciosos.
Separamos algumas dicas para você optar pelo transporte de van com segurança e tranquilidade. Confira
Comece pelo básico:
Escolas que não possuem frota própria de transporte escolar podem ter uma lista de transportadores (terceirizados ou sem vínculo com o colégio) cadastrados pela instituição de ensino. Peça indicação à direção da escola. Ou então busque referências com outros pais. Também é possível consultar o Sindicato dos Transportadores de Escolares e com o departamento de trânsito (DETRAN) local.
Observe a equipe
Outra dica é observar como o motorista recepciona as crianças na porta da instituição de ensino. Note se os estudantes são acompanhados por outro adulto além do condutor do veículo que os oriente a seguir as normas de segurança no trânsito até o veículo.
Condições de higiene
Veja as condições de higiene, conforto, segurança, se há um cinto de segurança para cada ocupante e se as janelas não abrem mais do que 10 cm no veículo que fará o transporte.
Exija o contrato
O contrato de prestação de serviço é preciso constar tudo o que for combinado. Deve lá estar a identificação, telefone do prestador do serviço, período de vigência, horário e endereço de saída e chegada, valor da mensalidade, data e forma de pagamento, índice e forma de reajuste e as condições para rescisão antecipada.
Negocie os casos extraordinários
Rastreador portátil
Fonte: O Globo e Portal Vix