Diferenças entre telemetria e rastreamento

 

Nos últimos anos, as ferramentas de rastreamento e telemetria veicular têm se tornado cada vez mais frequentes no cotidiano, presentes no controle e segurança de frotas corporativas. Ambas podem trabalhar juntas, mas, ao contrário do que se possa imaginar, há diferenças claras entre as duas. Para que fiquem claras, vamos explicá-las abaixo.

 

RASTREAMENTO

 

Entende-se como rastreamento veicular uma solução que disponibiliza ao gestor da frota a localização atual dos veículos. Nos dias de hoje e já há um bom tempo, pode-se dizer que esse é um recurso indispensável para o administrador de frotas que deseja melhorar os índices de produtividade da empresa e garantir a segurança dos veículos e dos seus condutores.

 

Apesar da grande quantidade de vantagens que traz, o rastreamento veicular é o serviço mais básico de acompanhamento de veículos em uma frota. O sistema utiliza a rede de GPS para definir a localização imediata do veículo. De posse dessas informações, as envia a uma central pela rede de dados de telefones celulares.

 

Também faz parte do sistema de rastreamento veicular o software. Este permite visualizar as informações de localização do veículo e oferece funções relacionadas ao seu posicionamento geográfico.

 

O rastreamento veicular é uma solução adotada por algumas empresas de menor porte, mas é mais indicada para o público de pessoa física. As informações fornecidas são eficientes e precisas, mas insuficientes quando se trata das necessidades logísticas de uma operação organizacional.

 

MONITORAMENTO VEICULAR

 

Esta opção une as funções do rastreador com um sistema que permite a configuração de relatórios e alertas de eventos preestabelecidos para que o gestor possa identificar como o veículo está sendo utilizado pelo motorista. Possui mais recursos e atende de forma satisfatória à demanda de muitas empresas.

 

Por intermédio dos sistemas de monitoramento veicular, é possível saber a posição, o sentido de deslocamento e a velocidade do veículo. A partir desses dados, o gestor pode determinar gatilhos como tempo em deslocamento, tempo e local de parada, desvios da rota e excessos de velocidade.

 

TELEMETRIA

 

Assim como aconteceu nos esportes a motor décadas atrás, o sistema de telemetria revolucionou a análise externa do comportamento de veículos à distância. A ferramenta agrega muito mais informações e permite melhor controle da frota, com ótimas oportunidades de aumento da produtividade, entre outros benefícios.

 

Em poucas palavras, telemetria é um processo automatizado de coleta e envio de dados a partir de pontos remotos e/ou móveis, em que se torna inviável por meio de cabos. Essa ferramenta fornece uma quantidade impressionante de dados sobre o veículo e o condutor.

 

Os dados são transmitidos para uma central, a partir da qual se tem acesso às informações e a uma série de controles que podem ser usados, inclusive, para interagir remotamente com o dispositivo. Por exemplo, a telemetria veicular é capaz de captar toda a rota feita por um automóvel da sua frota, e ainda consegue calcular o tempo que um condutor gastou para atingir determinada velocidade. No setor automobilístico, a telemetria é associada aos diversos sensores dos veículos e à coleta de informações sobre o motor, freios, sistemas eletrônicos, entre outros. Os serviços de telemetria fornecem informações precisas sobre a sua frota.

 

Então, ficou claro que, no caso de veículos familiares ou uma pequena empresa, basta o rastreamento e/ou o monitoramento. No caso de grandes frotas, a telemetria é importantíssima. Agora saiba que, para que isso tudo dê certo, fundamental mesmo é que você contrate esses serviços com a Opensat. Venha conhecer o nosso portfólio e se torne o nosso mais novo parceiro!

 

 

Compartilhar:

Opensat